O Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS) realizou, nesta terça-feira (29), a transferência de 31 detentos de alta periculosidade para presídios em outras localidades, como Vitória da Conquista e Barreiras. A medida integra a operação Angerona, que visa desarticular a liderança de presos envolvidos em crimes violentos na região, e foi coordenada em parceria pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA).
Desde o início da intervenção, no dia 21 de outubro, houve uma queda de 78,6% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Feira de Santana. No período de 21 a 28 de outubro, foram registradas três mortes violentas no município, em comparação com 14 ocorrências no mesmo período de 2023. Nesta semana, até o momento, não houve novos registros de CVLI, o que reflete o impacto imediato da operação no controle da violência local.
A intervenção também busca restringir a comunicação entre os internos e o exterior, visando enfraquecer as atividades criminosas originadas dentro das unidades prisionais. As ações do MPBA, por meio do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), são centrais para manter o foco na segurança pública e redução da violência em Feira de Santana.