O ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo (PSD), e o ex-prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bega (PSD), uniram forças em defesa da tradicional guerra de espadas, prática cultural que faz parte da identidade de diversas cidades baianas. Ambos defendem a regulamentação responsável da manifestação, preservando a tradição e garantindo segurança, com a proposta de áreas específicas, uso de equipamentos de proteção e estrutura de saúde durante o evento.

No último domingo (29), Thiancle visitou Conceição do Almeida para conhecer o modelo organizado implantado por Ito de Bega e mantido pela atual prefeita Renata Souza. “Foi importante ver como Conceição do Almeida tem conseguido manter viva essa tradição de forma segura. A cultura popular precisa ser respeitada e valorizada”, afirmou Thiancle.
Como próximo passo, os líderes articulam uma missão à cidade de Estância, em Sergipe, no dia 13 de julho, para trocar experiências com quem já realiza a guerra de espadas de forma regulamentada. Thiancle reforçou que a prática está protegida constitucionalmente como expressão cultural popular e defendeu diálogo e bom senso para garantir que a tradição siga viva sem riscos à comunidade.