A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT), destacou o potencial turístico da safra da uva, conhecida como ‘vindima’, durante evento realizado neste sábado (15) na vinícola Vaz. A colheita reuniu cerca de 250 pessoas, incluindo autoridades, empresários e investidores, reforçando o crescimento do setor vitivinícola no município. “Nós estamos cada vez mais estimulando e buscando atrair investimentos para a vitivinicultura, de forma a ampliar a geração de emprego e renda e transformar Morro do Chapéu num dos principais destinos turísticos da Bahia”, afirmou.
Durante o evento, a prefeita anunciou que a via de acesso à vinícola Vaz e a outras duas produtoras da cidade será nomeada Caminho dos Vinhos, consolidando a identidade do município como polo do enoturismo baiano. “Temos aqui três vinícolas e, no final, um ponto turístico maravilhoso que é o Morrão, com o pôr do sol mais bonito de Morro do Chapéu”, destacou Juliana. O município já abriga cinco vinícolas em operação, além de outras três em implantação, reforçando sua posição como a Capital do Vinho da Chapada Diamantina, título concedido pela Lei 14.683 de 2024.
O setor vitivinícola tem se consolidado como uma das principais apostas para o desenvolvimento local, com a vindima ocorrendo duas vezes ao ano, no verão e no inverno. O empresário Jairo Vaz, proprietário da vinícola que sediou o evento, ressaltou os investimentos crescentes no segmento, que elevam a qualidade da produção e colocam os vinhos da região entre os mais premiados da Bahia.
Além do enoturismo, Juliana Araújo destacou outros atrativos de Morro do Chapéu, como as belezas naturais e os eventos promovidos pela prefeitura, incluindo a Feira Agropecuária, realizada em maio, e o Festival de Inverno, em agosto. A prefeita reforçou que o compromisso da gestão é fortalecer a infraestrutura e as iniciativas que impulsionam o turismo e a economia do município.