Search
Close this search box.

Técnica de inseminação artificial será usada em animais de Morro do Chapéu

A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal da Agricultura e já realizou as primeiras 30 inseminações em bovinos

Técnica de inseminação artificial será usada em animais de Morro do Chapéu
Foto: Ascom/PMC
Foto: Ascom/PMC

O programa municipal de Melhoramento Genético de Morro do Chapéu vai realizar, até o final do ano, cerca de 150 inseminações em animais, entre bovinos, caprinos e ovinos. Serão em torno de 100 produtores atendidos pela iniciativa, que é inovadora e conta com assistência técnica gratuita por meio de uma equipe formada por zootecnista, agrônomo e técnicos agrícolas.

O objetivo é melhorar a qualidade da produção, utilizando a tecnologia como aliada para intensificar a pecuária no município. Com o melhoramento genético, por meio da inseminação, poderá ser aprimorado o crescimento dos animais, a eficiência alimentar, a qualidade da carne e do leite, além das características reprodutivas. O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Reforma Agrária (Seagri).

As 30 primeiras inseminações já foram realizadas. Neste primeiro momento, o processo foi realizado com sêmen de touros das raças Gir leiteiro, Girolando e Holandês com o objetivo de elevar a qualidade genética do rebanho bovino. O processo realizado foi o Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), em que a ovulação das vacas é estimulada pela aplicação dos hormônios próprios para este fim, culminando com o processo de inseminação destes animais.

“O programa possibilita aos pequenos criadores o acesso a novas tecnologias de alimentação, suplementação mineral, informações sobre sanidade e apoio na reprodução, visando melhorar a produtividade dos seus rebanhos”, afirmou a prefeita Juliana Araújo. A iniciativa já realizou o cadastro de 50 produtores do município.

Segundo ela, todo o investimento feito no programa, tanto na área de reprodução quanto na assistência técnica, vai potencializar a produção agropecuária em Morro do Chapéu. “Com todo esse investimento, a cadeia pecuária municipal gerará ganhos econômicos quase incalculáveis, com a melhoria e aumento da produção de leite e carne dos rebanhos desses produtores assistidos pelo programa”, salientou.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.