As contas referentes ao primeiro ano de gestão do governador Jerônimo Rodrigues foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) em sessão plenária realizada nesta terça-feira (6). A sessão foi presidida pelo conselheiro Marcus Presídio, e o processo teve como relator o conselheiro Antonio Honorato Neto, que recomendou a aprovação das contas de 2023 do chefe do Executivo.
Os conselheiros Carolina Matos, Inaldo Araújo, João Bonfim e Gildasio Penedo acompanharam o voto do relator, resultando na decisão unânime pela aprovação. Com a validação do TCE, as contas serão agora encaminhadas para apreciação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Durante a sessão, a procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli, destacou a importância da atuação do Tribunal de Contas no aprimoramento da gestão pública. “O papel do TCE é fundamental, pois analisa a administração com um olhar opinativo, verificando a concepção e execução de políticas públicas dentro de uma perspectiva de orçamento. O Estado sempre se debruça sobre os apontamentos feitos para melhorar cada vez mais a sua atuação”, afirmou.
No ano passado, o Estado da Bahia desembolsou R$ 8,38 bilhões em investimentos públicos. Além disso, no primeiro ano de gestão de Jerônimo Rodrigues, o governo manteve o equilíbrio das contas e conquistou a nota Capag A, a classificação máxima para a gestão das contas estaduais, conferida pela Secretaria do Tesouro Nacional.