Durante a coletiva de imprensa no lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, nesta quarta-feira (23), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) expressou preocupação com os efeitos do tarifaço de 50% anunciado pelos Estados Unidos a partir de 1º de agosto. Segundo ele, a medida imposta pelo presidente Donald Trump já começa a causar impactos diretos na economia baiana, especialmente nas exportações.
“Nós estamos muito preocupados até o dia 1º do que pode acontecer”, disse Jerônimo. Ele relatou que containers de mel e pescados estão parados nos portos por medo dos empresários de arcarem com os altos custos ao chegar às gôndolas americanas. “É inadmissível isso, você mudar uma regra do jogo, com o jogo acontecendo”, criticou.
O governador mencionou ainda a apreensão dos produtores de frutas no interior da Bahia. “Um produtor me disse: governador, eu produzo um tipo de manga feito para o consumo do norte-americano. Vamos colher agora, final de julho, o que eu vou fazer com essas mangas?”, relatou. Jerônimo afirmou que já acionou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e se reuniu com entidades como FIEB, FAEB e Fecomércio para discutir soluções.
Além das exportações de frutas, mel, pescados, celulose, grãos e minério, o governador disse estar avaliando se a medida dos EUA poderá afetar obras como a Ponte Salvador-Itaparica. Questionado pela imprensa, ele respondeu que ainda não há como afirmar se haverá impacto direto na construção, pois “nada ainda está definido”. “Estou acompanhando o processo para ver os desdobramentos”, completou.