No Dia dos Garis e Margaridas, celebrado no dia 16 de maio, o ex-vereador Luiz Carlos Suíca (PT) reforçou a importância da aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que regulamenta a profissão dos trabalhadores da limpeza urbana. Suíca destacou a necessidade de dar visibilidade à categoria e afirmou que a regulamentação é um passo fundamental para garantir direitos e respeito aos profissionais que mantêm as cidades limpas e saudáveis.
“Primeiro que são os garis e margaridas os grandes geradores de saúde das cidades. São quem ajudam a manter a ordem, a limpeza e que evitam a proliferação de doenças. Segundo que temos que reconhecer esses trabalhadores e trabalhadoras como fundamentais, assim como foram na pandemia, atuando na linha de frente do processo contra a covid-19”, afirmou Suíca. Para ele, é essencial que a sociedade pressione o Congresso pela aprovação do PL 4146/2020.
O projeto de lei, em tramitação há quase quatro anos, prevê piso salarial e benefícios para a categoria. “A sociedade precisa ajudar a cobrar mais ação do Congresso Nacional sobre a aprovação do PL”, completou Suíca. Para ele, o reconhecimento passa também pela valorização simbólica e salarial dos profissionais que muitas vezes enfrentam condições de trabalho precárias e falta de reconhecimento social.
A coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello, também se manifestou. “Eles são homens e mulheres, pais e mães de famílias que merecem todo o respeito. Necessitamos participar do processo que é muito importante não só para a categoria, mas para cidade também, que é a aprovação do PL 4146. Temos um setor forte e firme com os garis e margaridas à frente. Não tem condições de um projeto ficar parado por tanto tempo”, afirmou.