Preocupados com o avanço da mecanização e da informatização nos serviços bancários, trabalhadores da Caixa Econômica Federal procuraram o ex-vereador Luiz Carlos Suíca (PT) em busca de apoio. Suíca reforçou seu compromisso com a classe trabalhadora e criticou as transformações que ameaçam postos de trabalho.
“O Brasil não pode virar uma nação que deixa seus trabalhadores serem substituídos por robôs ou sistemas informatizados. É mais uma ação orquestrada pela extrema direita e que tem como função ampliar a pobreza”, afirmou.
Os profissionais do banco público divulgaram uma carta aberta denunciando a substituição da força de trabalho por máquinas. Eles defendem que os serviços da Caixa devem continuar contando com recursos humanos, para garantir qualidade no atendimento e assegurar o emprego de milhares de brasileiros.
Suíca, conhecido por sua atuação sindical e pela defesa de políticas públicas inclusivas, reafirmou seu apoio à causa dos bancários e alertou que o país deve resistir à desumanização das relações de trabalho. “O que está em risco é o direito ao trabalho e a própria dignidade dos brasileiros”, destacou.