publicidade

Suely Temporal faz história e se torna a primeira mulher a presidir a ABI

Entidade celebra 95 anos elegendo nova diretoria com 40% de renovação e preparando o centenário

Suely Temporal

Foto: Panorama da Bahia

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) viveu um momento histórico nesta quarta-feira (10). Pela primeira vez em 95 anos, a entidade será presidida por uma mulher: a jornalista Suely Temporal, eleita em chapa única para comandar a instituição no triênio 2025-2028. A posse ocorreu na noite de ontem, após assembleia na sede da entidade e em sala virtual. A nova gestão traz 40% de renovação na diretoria, um gesto simbólico que abre espaço para novas vozes e perspectivas dentro do jornalismo baiano.

Em entrevista ao Panorama da Bahia, Suely destacou a dimensão histórica de sua eleição: “Meu sentimento é de alegria e responsabilidade, porque chegar a este cargo foi uma construção, não só minha, mas também da entidade, a ABI. A luta pelo empoderamento feminino não é exclusiva das mulheres, ela também é dos homens, porque construir uma sociedade mais justa e igualitária deve ser pauta de todos”.

publicidade

A nova presidente ressaltou ainda que sua principal missão será conduzir a entidade rumo ao centenário: “Nós já estamos preparando os 100 anos da ABI. Eu fiz parte da gestão anterior como vice-presidente, então o sentimento é de continuidade. Vamos dar sequência ao trabalho realizado e reparar o centenário, que começa a ser preparado agora”.


Apesar da continuidade, Suely anunciou mudanças importantes. “A principal novidade é a renovação de 40% da diretoria [confira nomes abaixo], com pessoas jovens que estão iniciando sua jornada na ABI. Isso representa aprendizado e aproximação da entidade com novos jornalistas. Queremos atrair mais jovens para garantir a perpetuidade da ABI”.

publicidade

Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Entre as ações em curso, ela citou a continuidade da revista Memória da Imprensa e da Série Lunar, além da necessidade de resolver o contrato de aluguel do prédio da ABI ocupado pela Prefeitura de Salvador. “Esse contrato está há mais de dez anos sem reajuste, e a renovação é fundamental para que possamos planejar o centenário com maior tranquilidade”, explicou.

Mudança que permanece

A gestão que se encerra, liderada desde 2020 pelo jornalista Ernesto Marques, foi marcada por firmeza em tempos adversos. Ao Panorama da Bahia ele destacou a trajetória de Suely dentro da ABI e sua capacidade de enfrentar os desafios. “Suely já colaborava muito antes de ser associada. Foi ela quem viabilizou aqui o debate sobre o Marco Civil da Internet em 2012, que repercutiu nacionalmente. Ela conhece de perto a situação [do aluguel] com a Prefeitura e participou das reuniões comigo. Tenho certeza de que sua competência como empreendedora e gestora vai ajudar muito a resolver”, afirmou.

Apesar de entregar a presidência em meio a dificuldades financeiras, Ernesto celebrou a nova fase: “Eu estou curtindo ser ex-presidente, porque saio coberto de elogios mesmo descrevendo um cenário de crise. Parece contraditório, mas quem conhece a história sabe que tem mérito. Tenho certeza de que a ABI vai voar muito mais alto com Suely e a nova diretoria. A ABI é diversa, conectada, tradicional e contemporânea. A ABI é linda, velho”.

Com a nova composição, a Associação Bahiana de Imprensa preserva a experiência de nomes históricos, mas abre espaço para novos perfis, mais jovens e diversos, refletindo a transformação da imprensa baiana e a necessidade de renovação institucional.

Confira os nomes da nova diretoria da ABI (2025-2028):

publicidade

Cargo Nome
Presidente da Assembleia Geral Walter Pinheiro
Vice-presidente da Assembleia Geral Luis Guilherme Pontes Tavares
Secretária da Assembleia Geral Helô Sampaio
Suplente Assembleia Geral Biaggio Talento
Suplente Assembleia Geral Wilson Midlej
Presidente Executiva Suely Temporal
1º Vice-presidente Raimundo Marinho
2ª Vice-presidente Carmela Talento
1ª Secretária Jaciara Santos
2ª Secretária Nelson Cadena
Diretor de Finanças Henrique Filho
Vice-diretor de Finanças Antônio Matos
Diretor de Defesa DI/DH Paulo de Almeida Filho
Diretora de Cultura Yara Vasku
Diretor de Promoção Social Nelson José de Carvalho
Diretora de Patrimônio Sara Barnuevo
Diretor de Comunicação Yuri Almeida
Suplente Executiva Fernando Duarte
Suplente Executiva Genilson Coutinho
Suplente Executiva Mariana Alcântara
Conselho Consultivo (Titular) Emiliano José
Conselho Consultivo (Titular) Levi Vasconcelos
Conselho Consultivo (Titular) Joaci Góes
Conselho Consultivo (Suplente) Jolivaldo Freitas
Conselho Consultivo (Suplente) Zuleica Andrade
Conselho Fiscal (Titular) Mariana Carneiro
Conselho Fiscal (Titular) Pedro Daltro
Conselho Fiscal (Titular) Valter Xéu
Conselho Fiscal (Suplente) Eduardo Tito
Conselho Fiscal (Suplente) Isabel Santos
Conselho Fiscal (Suplente) Jefferson Beltrão

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade