Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

STJ decide que medidas protetivas às mulheres têm prazo indeterminado

Determinação amplia proteção prevista na Lei Maria da Penha

STJ decide que medidas protetivas às mulheres têm prazo indeterminado
Foto: Freepick
Foto: Freepick

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha terão validade indeterminada, devendo ser mantidas enquanto houver risco para a vítima. “A revogação de uma medida protetiva pode representar um feminicídio”, afirmou o ministro Rogério Schietti, relator do caso. A decisão veio após um recurso do MP de Minas Gerais contra um prazo de 90 dias imposto por um juiz.

O relator destacou uma pesquisa do MP de São Paulo que apontou a eficácia das medidas protetivas na prevenção de feminicídios. “Em 97% dos casos em que houve a concessão dessas medidas, evitou-se o feminicídio. A conclusão é que o feminicídio é uma morte evitável”, pontuou Schietti. O entendimento do STJ busca garantir maior proteção às mulheres em situação de violência.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam a gravidade da violência de gênero no Brasil: em 2023, foram registrados 3,9 mil assassinatos de mulheres e 2,7 mil tentativas de feminicídio. A organização Me Too alertou que a decisão do STJ é essencial para combater esse cenário alarmante.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.