Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou definitiva a condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por perseguir, armada, um homem em São Paulo em 2022. Com o trânsito em julgado, a parlamentar não pode recorrer da decisão e a pena já pode ser executada.
Em agosto, o STF havia fixado a pena em 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. A medida representa a segunda condenação de Zambelli na Suprema Corte. Anteriormente, a parlamentar também foi condenada a 10 anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e alteração de documentos.
Após a condenação, Zambelli deixou o Brasil e se encontra atualmente na Itália, presa enquanto aguarda decisão da Justiça e do governo italianos sobre um pedido de extradição feito pelo Brasil. Além da pena de prisão, o STF determinou a cassação do mandato da deputada, medida que agora está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br