O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de articular uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A análise do caso será conduzida pela Primeira Turma da Corte.
O ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado, marcou sessões extras para acelerar a conclusão do julgamento. As audiências vão se estender até sexta-feira (12), com encontros pela manhã e à tarde em alguns dias.
Entre os acusados, além de Bolsonaro, estão o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin; os ex-ministros Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto; o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier; o ex-ministro Anderson Torres; e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.
Todos respondem por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, além de dano qualificado e deterioração de patrimônio público.