O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9), o julgamento da chamada trama golpista, que pode levar à condenação ou absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus.
A expectativa é de que a sessão seja marcada pela leitura dos votos do relator, ministro Alexandre de Moraes, e do ministro Flávio Dino. O voto do relator deve ditar o ritmo do julgamento e indicar os próximos passos do processo.
Os acusados respondem por suposta formação de organização criminosa com objetivo de tentar um golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder, mesmo após a derrota nas eleições de 2022.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pede a condenação de todos os oito réus, enquanto as defesas alegam falta de provas e pedem a absolvição.
Até agora, o tribunal ouviu os argumentos apresentados pela acusação e pelas defesas. Agora, os ministros começam a analisar se as provas reunidas confirmam a tentativa de golpe e se há elementos que comprovem a participação de cada acusado.
Além do mérito, os magistrados também deverão se debruçar sobre questões preliminares levantadas pelos advogados. A defesa de Bolsonaro, por exemplo, pede a anulação da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid e alega cerceamento de defesa.