O julgamento da ação penal que trata da suposta trama golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro tem previsão de início para os primeiros dias de setembro, segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo. A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou na segunda-feira (4) a prisão domiciliar de Bolsonaro, não altera o cronograma previsto até o momento.
O processo encontra-se atualmente na fase de alegações finais, etapa que antecede o envio da ação ao plenário da Primeira Turma do STF. O início do julgamento, no entanto, ainda depende de um pedido formal do relator Alexandre de Moraes ao presidente da turma, ministro Cristiano Zanin, para inclusão na pauta.
A ação faz parte do conjunto de investigações sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e a possível tentativa de subversão da ordem institucional. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo investigado seria composto por 33 denunciados, incluindo o ex-presidente, e estaria envolvido na elaboração de um plano para impedir a posse ou derrubar o governo democraticamente eleito.