O governador Jerônimo Rodrigues (PT), esteve em Brasília nesta segunda-feira (29), para acompanhar a posse do ministro Edson Fachin como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o biênio 2025-2027. Na mesma solenidade, o ministro Alexandre de Moraes assumiu o cargo de vice-presidente do STF.
Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância do momento para o fortalecimento das instituições brasileiras. “Quero parabenizar a posse da presidência e vice-presidência dos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes no STF e CNJ, um momento que fortalece as nossas instituições. A democracia é isso: acompanhar, parabenizar e desejar sucesso a quem trabalha por ela para que seja cada vez mais fortalecida e para que o STF continue sendo um guardião da nossa Constituição”, disse o governador.
Em seu discurso, Fachin defendeu a autonomia do Judiciário e reafirmou o papel do Supremo como guardião da Constituição e da democracia. O ministro destacou que sua gestão terá como prioridades o combate à discriminação racial, a defesa da liberdade de imprensa e o enfrentamento da crise climática.
Além de Jerônimo, a cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União- AP), além de outras autoridades. Cerca de mil pessoas foram convidadas.