publicidade

STF discute nesta terça (24) ressarcimento a vítimas de descontos ilegais no INSS

A iniciativa ocorre dois meses após a operação Sem Desconto

INSS muda decisão sobre descontos indevidos em aposentadorias

Foto: Marcello Casal Jr./Ag. Brasil|Foto: INSS/Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta terça-feira (24) uma audiência de conciliação para tratar do ressarcimento a aposentados e pensionistas do INSS, vítimas de descontos ilegais em seus benefícios.

A iniciativa ocorre dois meses após a operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, revelar um esquema bilionário de fraudes envolvendo associações e sindicatos não autorizados.

publicidade

Durante a audiência, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, deve apresentar uma proposta administrativa para a devolução dos valores indevidamente cobrados. A estimativa do governo é que o montante a ser ressarcido chegue a R$ 4 bilhões — abaixo dos R$ 6 bilhões inicialmente calculados.


Participam da reunião representantes da AGU, União, Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU), sob a coordenação do ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF.

publicidade

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade