Search
Close this search box.

STF agenda julgamento sobre suspensão da desoneração de impostos

Sessão virtual em 16 de agosto analisará prorrogação que impacta 17 setores da economia até 2027

STF convoca audiência pública para discutir modelo de escolas cívico-militares
Foto: Gustavo Moreno/STF
Foto: Gustavo Moreno/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para 16 de agosto a sessão virtual que decidirá sobre a manutenção da liminar do ministro Edson Fachin, a qual prorrogou até 11 de setembro a suspensão do processo referente à desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e determinados municípios até 2027. A medida visa permitir que governo federal e parlamentares finalizem as negociações sobre a compensação financeira da União pela desoneração.

A solicitação de prorrogação foi feita no mês passado pelo Senado e pela Advocacia-Geral da União (AGU). Fachin, na condição de vice-presidente da Corte durante o recesso de julho, acatou o pedido, destacando a necessidade de tempo adicional para a construção de um acordo satisfatório. “Está comprovado nos autos o esforço efetivo dos poderes Executivo e Legislativo federal, assim como dos diversos grupos da sociedade civil para a resolução da questão. Portanto, cabe à jurisdição constitucional fomentar tais espaços e a construção política de tais soluções”, justificou o ministro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A primeira prorrogação foi concedida em 25 de abril pelo ministro Cristiano Zanin, relator do processo, que suspendeu a desoneração após identificar a falta de uma análise do impacto financeiro nas contas públicas. Em maio, Zanin novamente acatou um pedido da AGU, estendendo a suspensão por 60 dias para permitir a conclusão das negociações entre Congresso e governo.

Anuncie no PB Branco

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.