Search
Close this search box.

Nova etapa da Ponte Salvador-Itaparica inicia perfurações para sondagem em águas rasas

Governador anuncia avanço crucial no projeto que promete revolucionar a infraestrutura e economia da Bahia

Foto: Thuane Maria/GOVBA
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou através das redes sociais, nesta terça-feira (11), o início de uma etapa crucial na construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. As perfurações para sondagem em águas rasas, até 10 metros de profundidade, marcaram o início desta nova fase, começando pelo lado de Vera Cruz e posteriormente percorrendo o trecho de 1.5 km na margem de Salvador.

Jerônimo enfatizou a importância da sondagem para entender as características do solo onde serão instalados os pilares da ponte, ressaltando o compromisso com o desenvolvimento do estado e a transformação socioeconômica regional que o projeto representa. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A execução da sondagem, que envolve 22 furos em lâmina d’água, está a cargo de uma perfuratriz acoplada a uma plataforma estilo Jack Up, dada a complexidade do processo. Os fragmentos do solo marinho coletados serão analisados por laboratórios especializados para fornecer relatórios detalhados sobre as condições do solo.

Anuncie no PB Branco

Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, destacou a importância desse avanço para o futuro da Bahia, prevendo benefícios para mais de 10 milhões de pessoas em 250 municípios. Ele ressaltou a parceria crucial com a Marinha do Brasil e a prioridade dada à contratação de empresas locais, que até agora geraram 300 empregos diretos e indiretos somente na fase de sondagem, representando um investimento de R$ 160 milhões.

Sinalização náutica

Visando garantir a segurança no mar tanto para as embarcações em trânsito, como para os profissionais em atividade na sondagem, a plataforma está devidamente sinalizada com luzes de modo a indicar a sua área de atuação. Esta é uma ação que atende aos requisitos da Marinha do Brasil. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Ainda com o objetivo de orientar a comunidade marítima local e garantir a segurança da navegação na Baía de Todos-os-Santos, a Marinha emite avisos aos navegantes antes da movimentação das embarcações e dos equipamentos envolvidos na sondagem.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.