A Prefeitura de Salvador realizou, nesta sexta-feira (12), a reinauguração do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) após reforma em sua sede. O evento, que contou com a presença do prefeito Bruno Reis e da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, marca uma nova fase para o órgão, agora equipado com espaços dedicados a atividades de qualificação.
Localizada na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio, a nova estrutura do Simm foi projetada para oferecer maior conforto e agilidade aos cidadãos em busca de oportunidades de emprego e capacitação profissional. O prefeito Bruno Reis enfatizou a importância do Simm como um hub tecnológico, destacando a intermediação de mão de obra e os encaminhamentos para cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura.
“Reinauguramos hoje um Simm mais tecnológico, um hub onde as pessoas, inclusive à distância, podem utilizar o serviço, seja da intermediação da mão de obra, seja do encaminhamento para um curso de qualificação que a Prefeitura oferece. Nos últimos três anos, 18 mil pessoas foram empregadas através dessa iniciativa e mais de 35 mil foram qualificadas para ter oportunidade de emprego”, destacou Bruno Reis.
Com a reforma, o Simm agora conta com duas salas de aula e um laboratório de informática dedicados ao programa Treinar para Empregar, que oferece cursos gratuitos para a formação profissional dos moradores de Salvador. O atendimento do Simm chega a aproximadamente 500 pessoas diariamente, tanto de forma presencial quanto virtual, por meio do site Salvador Digital (clique aqui).
Funcionamento – O Simm entrou em reforma em maio do ano passado e, durante este período, funcionou no SAC do Empreendedor, no Mercado de São Miguel, Baixa dos Sapateiros. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com atendimento presencial, mediante distribuição de senhas, e também no formato online.
Balanço – Em três anos da atual gestão, o Simm contabilizou 252 mil atendimentos, incluindo os disponibilizados pelas Prefeituras-Bairro. De acordo com a Semdec, 47% dos candidatos foram homens e 53% mulheres. Além disso, houve mais de 18 mil intermediações de vagas de emprego e mais 36 mil pessoas foram qualificadas através da estrutura, em cursos que abrangem o programa Treinar para Empregar, a exemplo dos projetos Mulher SSA, Simm PCD, Simm Prepara, Simm 50+ e Projeto Geração SSA.