Presente em mais uma edição da Lavagem do Bonfim, o vereador Silvio Humberto (PSB) voltou a condenar o aumento da tarifa do transporte público de Salvador, anunciado pela prefeitura no início de 2025. De acordo com o edil, chegou o momento da cidade começar a discutir a “tarifa zero”. O novo valor, de R$ 5,60, enfrentou várias críticas da população, principalmente pelo aumento expressivo de R$ 0,40.
“Eu considerei a forma como muito absurda, sobretudo a contrapartida que é oferecida. Em uma cidade que nós sabemos que o calor é a marca, você vai oferecer como contrapartida, em pleno século XXI, um ônibus com ar condicionado. Uma promessa que a cada ano eles vão renovando e não resolve o problema. Eu entendo que para você fazer uma discussão séria, ela precisa chegar em um novo patamar. No meu entender é você fazer uma discussão, por exemplo, sobre tarifa zero. Chamar o observatório da mobilidade urbana da cidade, que tem propostas interessantes”, disse Sílvio Humberto.
Ainda de acordo com o vereador, é preciso que a mobilidade urbana seja tratada como um direito. “Se a gente não fizer um outro tipo de discussão, a gente fica preso nesse círculo vicioso, aumenta tarifa, a gente vai e protesta, não passa pela Câmara, eu acho que precisa a discussão sair, alcançar um outro patamar. Por que não discutir mobilidade urbana como um direito?”, completou.