Search
Close this search box.

Shopping da Bahia promove semana LGBTQIAPN+ com serviços gratuitos para a comunidade

A iniciativa reunirá diversas atividades como celebração de união estável, prestação de serviços jurídicos e palestras com personalidades influentes

Shopping da Bahia promove semana LGBTQIAPN+ com serviços gratuitos para a comunidade

O Shopping da Bahia realiza cerimônia de união estável para 10 casais homoafetivos no dia 28 de junho, como parte das celebrações de sua Semana do Orgulho e da Diversidade, que acontece entre os dias 27 de junho e 1º de julho.

Na programação acontecerão atividades como palestras com personalidades ativas da comunidade LGBTQIAPN+, como os advogados Ives Bitencourt, Samantha Lins e Marjorie Mendonça, e ações voltadas para a garantia de direitos da população LGBTQIAPN+ na cidade.

Os 10 casais homoafetivos que participarão da cerimônia foram selecionados pelo shopping mediante comprovação de não possuírem condições de arcar com os custos cartoriais e burocráticos de um casamento. A celebração simbólica acontece às 16h do dia 28 de junho, na Praça Luís Gama, no 3º piso, próximo ao Salão Miau, onde os nubentes poderão dividir a realização deste sonho com familiares e amigos.

Assistência jurídica

Durante toda a semana, 27 de junho a 1º de julho, no 2º piso do shopping, a comunidade LGBTQIAPN+ interessada poderá acessar serviços, como retificação de registro civil para pessoas trans e assistência jurídica, oferecidos em parceria com o Ministério Público da Bahia e Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/BA. O Balcão de Retificação de Registro Civil para Pessoas Trans funciona todos os dias, das 14h às 19h. Enquanto o Balcão de Assistência Jurídica a Comunidade LGBTQIAPN+ também funciona diariamente, das 09h às 22h.

Bate-papo com convidados

Anuncie no PB Branco

Completando as ações da Semana do Orgulho e da Diversidade, o Shopping da Bahia promove uma série de palestras com diversas personalidades influentes da comunidade LGBTQIAPN+ da Bahia na Praça Dorival Caymmi, 2º piso. Os encontros, que acontecem entre os dias 29 de junho a 1º de julho, começam sempre às 17h e são oferecidos para todo a população gratuitamente.

A abertura da programação acontece no dia 29 de junho, recebendo os advogados Ives Bitencourt, Samantha Lins e Marjorie Mendonça, para um bate-papo sobre “Empregabilidade e Diversidade no Mundo do Trabalho”.

No dia 30 de junho, a conversa é sobre “Acolhimento e Respeito na Contemporaneidade”, com Sandra Munhoz, gestora de uma casa de acolhimento para mulheres em violência e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ em vulnerabilidade social; Yuna Vitória, bacharela em Direito; Janaína Abreu, advogada feminista, e Carol Amorim, advogada que atua com direito trans e travesti.

Encerrando a programação com chave de ouro, o shopping recebe Ìla Izidio, a primeira mulher trans no curso de Direito da UNEB Camaçari, o ativista João Hugo e a advogada Luise Reis, no dia 1º de julho, para um diálogo sobre “Políticas Públicas e Direitos da Comunidade”.

Anuncie no PB Branco

Programa de formação em diversidades

A equipe de colaboradores e comerciários do shopping vai receber capacitação exclusiva sobre o tema, entre os dias 30 de junho e 1º de julho, com convidados especiais. A iniciativa faz parte de um programa de formação para colaboradores, lojistas e clientes que acontece até novembro de 2022, com a finalidade de reunir as iniciativas de educação corporativa empreendidas pelo shopping ao longo do ano em diferentes campanhas de comunicação interna, em um curso estruturado, em módulos que cobrirão diversos temas relacionados à cidadania e direitos humanos, tais como racismo, diversidade/LGBTQIAPN+, assédio, saúde no trabalho, inclusão, infância e adolescência, entre outros. Com isso, o empreendimento deseja contribuir para a identificação e responsabilização de autores de crimes de violência e/ou injúria racial e outras práticas discriminatórias em seus espaços.

Segundo Wilton Oliveira, superintendente do Shopping da Bahia, “fazer parte da equipe de colaboradores do SDB significa respeitar e compartilhar princípios como valorização das pessoas e da cidadania, preservação e respeito ao meio ambiente, desenvolvimento, integração e inclusão social. Com essa iniciativa, desejamos que nossa equipe proteja e difunda esses valores entre seus colegas, empresas, fornecedores e prestadores de serviços que de alguma forma se relacionam com o Shopping da Bahia.”

Serviços:

– Balcão de Retificação de Registro Civil para Pessoas Trans do Ministério Público da Bahia – de 27 de junho a 1º de julho, das 14h às 19h

– Balcão de Assistência Jurídica a Comunidade LGBTQIAPN+ da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/BA – de 27 de junho a 1º de julho, das 09h às 22h

– Cerimônia de união estável – 28 de junho, às 16h

Palestras:

– Empregabilidade e Diversidade no Mundo do Trabalho – 29 de junho, às 17h

Mediação:
Spadina Banks

Palestrantes:
Ives Bitencourt – gay – advogado
Samantha Lins – bissexual – advogada
Marjorie Mendonça – Aliada – advogada

– Acolhimento e Respeito na Contemporaneidade – 30 de junho, às 17h

Mediação:
Spadina Banks

Depoimento de Abertura:
Sandra Munhoz – bissexual – mãe de LGBT ativista e militante – gestora de uma casa de acolhimento para mulheres em violência e pessoas LGBTQIAPN+ em vulnerabilidade social.

Palestrantes:
Yuna Vitória – mulher trans – bacharela em Direito
Janaína Abreu – aliada – advogada feminista
Carol Amorim – aliada – advogada que atua com direito trans e travesti

– Dialogando sobre Políticas Públicas e Direitos da Comunidade – 1º de julho, às 17h

Mediação:
Spadina Banks

Depoimento de Abertura:
Ìla Izidio – primeira mulher trans no curso de direito da UNEB Camaçari.

Palestrantes:
João Hugo – homem trans – ativista
Luise Reis – lésbica – advogada

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco