A votação do reajuste salarial dos servidores do Estado, marcada para esta terça-feira (21), foi adiada por falta de quórum na sessão do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O líder do governo na casa, deputado Rosemberg Pinto (PT), pediu a contagem e o encerramento da sessão.
“Vou tomar uma posição aqui e vou assumir o ônus dela de não votar os projetos hoje. É a minha posição, mas quero dizer aqui que não fui procurado por nenhum dirigente sindical para debater essa questão depois da última terça-feira. Ninguém me procurou aqui nessa casa para debater o tema,” declarou Rosemberg. Ele enfatizou que a Assembleia não deveria ser um palco para disputas internas das categorias sindicais e anunciou que a votação seria adiada.
Nos bastidores, a avaliação é que o pedido de verificação de quórum foi uma estratégia de Rosemberg para evitar uma possível derrota, dada a incerteza quanto à presença dos governistas na sessão. Com o encerramento da sessão, outro projeto importante, que tratava da mudança na destinação de um empréstimo de R$ 2 bilhões do governo do Estado, também deixou de ser votado.
Rosemberg concluiu afirmando que espera receber representantes sindicais durante a semana e garantiu que a votação do reajuste será retomada na próxima terça-feira.