Sesab completa 100 anos com homenagens, memorial e novos investimentos na saúde

Cerimônia teve presença do governador Jerônimo, ex-gestores e servidores que marcaram a história da pasta

Foto: Joá Souza/GovBA
Foto: Joá Souza/GovBA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) celebrou nesta terça-feira (29) seu centenário com uma solenidade na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues participou do evento e inaugurou um memorial em homenagem aos 47 ex-secretários e secretárias da pasta. “É um reconhecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) – 100 anos da primeira secretaria estadual de saúde do Brasil. Só temos a agradecer a todos os secretários e servidores que passaram por aqui e deixaram a sua marca”, afirmou.

A atual secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou os avanços da rede pública baiana nos últimos anos. “Celebrar esses 100 anos é reconhecer cada servidor e servidora que dedicou sua vida a cuidar do outro. Nós crescemos muito. São mais de 60 hospitais, mais de 30 centros de reabilitação, mais de quatro mil unidades básicas de saúde que recebem o nosso apoio”, disse. Ela também enfatizou que, apenas nos dois últimos anos, foram investidos mais de R$ 22 bilhões no setor.

Ex-secretária da pasta e primeira mulher a ocupar o cargo, Adélia Pinheiro falou sobre o papel das mulheres na gestão da saúde. “Além do orgulho, trago a responsabilidade de inspirar outras pessoas e o carinho de ter sido sucedida por outra mulher, a secretária Roberta Santana, que tem atuado com foco no cuidado com as pessoas em cada canto dessa Bahia”, destacou. Já a servidora Janete Silva, há 55 anos na Sesab, emocionou-se ao dizer: “Entrei na secretaria aos 19 anos e acompanhei o trabalho de nove secretários. Agradeço muito por essa homenagem tão linda”.

Presente na cerimônia, o ex-secretário e ex-deputado federal Jorge Solla também foi homenageado. Ele reforçou a importância do SUS e o papel da Bahia nesse sistema. “Representamos mais de 10% da força de trabalho no Brasil, mais de 10% do PIB e o privilégio do Brasil ser o único país com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde público universal”, declarou. Para ele, os desafios continuam: “É muito importante ver aonde chegamos e pensar nos desafios futuros que ainda são muitos”.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

As comemorações dos 100 anos da Sesab seguem nos próximos meses, com atividades como a Corrida e Caminhada do Centenário, que terá etapas regionais. Em outubro, será lançado o livro “Sesab 100 anos”, com registros históricos e análises sobre a evolução da saúde na Bahia. Também estão previstas entregas de hospitais regionais em Alagoinhas, Jacobina, Ibotirama, Lauro de Freitas, Caetité e Salvador. Além disso, estão previstas cinco edições da Feira Saúde Mais Perto, que deverá ultrapassar a marca de 1 milhão de atendimentos.

Anuncie no PB Branco

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.