Search
Close this search box.

Servidoras participam de curso de restauro e conservação de documentos

Atividade foi promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, através do Prodetur

Servidoras participam de curso de restauro e conservação de documentos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As servidoras da Câmara Municipal de Salvador, Ana Carolina Santana e Fernanda Linhares, lotadas na Coordenação de Arquivo Geral, participaram de um treinamento presencial teórico-prático para a organização e conservação e restauro de documentos da administração pública municipal.

A capacitação foi realizada entre 24 e 27 de julho e contemplou servidores da Câmara e de diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Salvador. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) por meio da a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Contrato de Empréstimo nº 3682/OC-BR do Município do Salvador e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Foi contratado o Consórcio QualyCopy/Acesso para executar o serviço de recuperação de disponibilização dos acervos arquivísticos e bibliográficos do Arquivo Público da Cidade, tendo como um dos produtos a capacitação dos servidores do município.

O treinamento foi ministrado pelo professor Eutropio Bezerra, especialista do Consórcio QualyCopy/Acesso com notável know-how na área de restauração de documentos manuscritos no âmbito brasileiro. Durante o curso, o especialista compartilhou seus conhecimentos e técnicas avançadas no cuidado com o documento, visando contribuir com os cuidados preventivos e curativos sob o patrimônio histórico e administrativo da cidade de Salvador.

Na oportunidade, os participantes aprenderam métodos básicos de higienização e restauração, bem como técnicas de acondicionamento com foco na preservação documental.

“Ao longo desses quatro dias intensos de aprendizado, os servidores tiveram a chance de aprimorar suas habilidades e aprofundar seus conhecimentos para enfrentar os desafios que envolvem a conservação de registros públicos. O treinamento enfatizou a importância de preservar o passado para cuidar do futuro, permitindo que as gerações atuais e futuras possam conhecer a rica história e cultura da cidade de Salvador”, avaliou a servidora da Câmara, Fernanda Linhares.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco