Foto: Reprodução/YouTube
O Senado dos Estados Unidos aprovou, na noite desta terça-feira (28), um projeto de lei que revoga o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump ao Brasil, atingindo produtos como petróleo, café e suco de laranja. O texto foi aprovado por 52 votos a 48 e ainda precisa passar pela Câmara, onde os republicanos têm maioria.
O avanço do projeto é incerto, já que novas regras permitem à liderança do partido barrar pautas que contrariem as diretrizes de Trump. Mesmo que seja aprovado, o presidente ainda pode vetar a medida. A proposta anula o estado de emergência nacional usado por Trump para impor tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, em vigor desde agosto.
A votação no Senado foi interpretada como um teste de fidelidade dentro do Partido Republicano, com parte dos senadores manifestando incômodo com os efeitos econômicos das medidas protecionistas. O Escritório de Orçamento do Congresso, órgão independente, alertou recentemente que as tarifas estão entre os fatores que pressionam a inflação, reduzem o crescimento econômico e elevam o desemprego nos Estados Unidos.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br