Senado aprova PEC que reconhece guarda municipal como força de segurança pública

A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados

Senado vota nesta quarta aumento de vagas na Câmara para cumprir decisão do STF
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (27), em dois turnos, a PEC 37/2022, que incorpora as guardas municipais e agentes de trânsito ao sistema de segurança pública nacional. A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Atualmente, a Constituição reconhece como órgãos de segurança apenas as polícias federal, rodoviária, ferroviária, civis, militares, bombeiros e polícias penais. Com a mudança, os municípios poderão ampliar o papel das guardas, incluindo funções como policiamento ostensivo local, proteção de bens públicos, ações comunitárias e apoio a outras forças de segurança.

A nova legislação também permitirá que as guardas passem a se chamar “polícia municipal” ou “guarda civil”, entre outras denominações, desde que haja alteração na legislação local. A medida exigirá ainda a realização de concursos públicos ou reestruturação das carreiras e cargos existentes.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.