A primeira Semana Municipal do Trânsito de Camaçari tem levado ações de conscientização a escolas da sede e da orla por meio do projeto Trânsito Compartilhado, promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT). A iniciativa busca incentivar a responsabilidade coletiva e reduzir acidentes.
Na terça-feira (8), alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Amélia Rodrigues, em Monte Gordo, participaram da palestra “Adolescentes no Trânsito – Desacelere: Seu Bem Maior é a Vida”. A agente Amélia Horácio afirmou que “o contato com as crianças e adolescentes hoje será refletido no futuro, pois estamos contribuindo na formação e cidadania dos nossos futuros adultos”.
O inspetor da PRF Thiago Leite destacou que “cerca de 90% dos acidentes poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção”, reforçando a importância do uso do cinto de segurança e de atitudes conscientes no trânsito. A abordagem lúdica tem sido usada para envolver os estudantes e formar multiplicadores de boas práticas.
A programação segue durante a semana em outras unidades de ensino, como a Escola Municipal Giltônia Pereira, em Arembepe, e o Colégio Estadual Gonçalo Muniz, na Gleba C. A proposta é tornar Camaçari referência em políticas públicas de mobilidade segura e educação no trânsito.