Uma pesquisa conduzida pela AtlasIntel em parceria com A Tarde revelou que o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), desfruta de uma ampla aceitação na capital baiana, indicando uma possível reeleição em primeiro turno nas eleições de outubro.
De acordo com os dados levantados, se as eleições fossem realizadas hoje, Bruno Reis conquistaria 51,4% dos votos, uma porcentagem superior à soma de todos os outros candidatos. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Geraldo Jr (MDB) obtém 18,4%, seguido por Kléber Rosa (PSOL) com 8,4% e Luciana Buck (Novo) com 1,8%. O levantamento também aponta 11,2% de votos brancos e nulos, além de 8,8% de indecisos.
Considerando apenas os votos válidos, Bruno Reis desponta com 64,4%, seguido por Geraldo Jr com 23%, Kleber Rosa com 10,4% e Luciana Buck com 2,2%.
Despolarização
Estes resultados indicam um cenário distinto em relação às eleições estaduais de 2022. Ao contrário do cenário polarizado observado naquela ocasião, onde os candidatos ao governo tinham alinhamentos claros com o presidente Lula (PT) ou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), esse padrão não se repete no contexto atual.
“Quase metade dos eleitores de ACM Neto eram lulistas. Isso se reflete também no perfil do eleitorado de Bruno Reis, cujo eleitor não é de direita. É um eleitorado bastante diversificado. Talvez um pouco à direita, mas certamente não é um eleitorado bolsonarista”, avalia o executivo-chefe da AtlasIntel, Andrei Roman.
A pesquisa tem 95% de confiança e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A coleta de dados foi feita entre os dias 4 e 7 de março e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-06287/2024.