Em meio a crescentes tensões no Oriente Médio, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou sobre a iminência de um conflito devastador em grande escala na região.
Em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança convocada por Israel após o ataque iraniano de sábado (13), Guterres enfatizou a necessidade de máxima contenção, declarando que “é hora de recuar do abismo”. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Para Guterres “é crucial evitar qualquer ação que possa desencadear confrontos militares em múltiplas frentes no Oriente Médio”, pois isso minaria não apenas a paz e a segurança regionais, mas também globais.
O líder das Nações Unidas lembrou que o direito internacional proíbe ações retaliatórias que envolvam o uso da força. Ele destacou que os civis já estão sofrendo as consequências e pagando um preço alto.
Seu apelo por moderação é dirigido tanto ao Irã, que justificou o ataque de sábado como retaliação pelo bombardeio de seu consulado em Damasco, quanto a Israel, que afirma ter o direito de responder aos ataques iranianos.