publicidade

Secretário de Justiça da Bahia afirma que não há baianos entre deportados dos EUA

Felipe Freitas elogiou postura de Lula e resposta do presidente da Colômbia contra Donald Trump

Felipe Freitas

Luciano Barreto/PB

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, garantiu que não há baianos entre os deportados dos Estados Unidos pelo governo Donald Trump. A declaração ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), durante a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia. Ele destacou que a gestão estadual está em alerta para prestar apoio em caso de necessidade.

Ele aproveitou a ocasião também para elogiar a postura do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que nos últimos dias, elevou o tom contra os Estados Unidos e mandou retornar o voo que levava deportados algemados para o país. O secretário também destacou o posicionamento do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

publicidade

“A gente respeita o direito de cada país ter sua política migratória, mas isso jamais pode ser pretexto para a violação de direitos humanos. Brasileiros que não estão presos no Brasil, que não cometeram nenhum crime no Brasil, chegarem algemados no território nacional é inadmissível. Então, eu acho que a postura do presidente Lula foi muito importante, assim como a postura do presidente da Colômbia [Gustavo Petro], uma postura corajosa que restaura, eu acho, uma tradição diplomática de muita altivez da América Latina e essa tende a ser”, ressaltou o secretário de Justiça da Bahia.


Neste domingo (26), o governo brasileiro publicou uma nota oficial sobre os deportados que chegaram dos Estados Unidos na sexta-feira (24). De acordo com a divulgação, eles passaram por “tratamento degradante”, sendo algemados nos pés e nas mãos durante o voo de repatriação.

publicidade

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade