A secretária de Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, comentou nesta quinta-feira (29) a greve dos professores da rede municipal de Salvador, destacando que o diálogo deve ser prioridade na resolução do impasse entre a categoria e a prefeitura. Para ela, a busca por soluções passa pela escuta ativa entre a gestão municipal e o sindicato.
“A greve é sempre um grande desafio para o gestor, mas também para o movimento grevista. […] Reafirmamos que é importante ter um compromisso com a garantia do pagamento do piso dos profissionais da educação. É uma lei, e no Estado da Bahia a gente cumpre a lei”, afirmou Rowenna, lembrando que o governo estadual assinou recentemente um acordo com a categoria garantindo o piso por dois anos.
Sobre a crítica de que a APLB estaria sendo mais dura com o município do que com o Estado, a secretária reforçou que o compromisso da gestão estadual é manter o diálogo com todos os sindicatos. “O que eu prezo, e é uma orientação do governador Jerônimo, é tratar com diálogo. Nós temos mesa com todos os sindicatos, inclusive vigilantes, professores da educação básica e do ensino superior”, disse.

Para Rowenna, o foco deve ser proteger os estudantes. “Quem não pode ser prejudicado é o estudante. Ao longo da história, é ele quem paga essa conta. Então, o diálogo é o melhor caminho para resolver a situação entre município e categoria de professores”, concluiu.
>> Veja também: Marta Rodrigues critica Bruno Reis por “agredir professores” ao rejeitar diálogo durante greve.
Assista:
Sobre a greve dos professores em Salvador, a secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito defendeu o diálogo como solução e cobrou o cumprimento do piso: “É lei, e no Estado da Bahia a gente cumpre”. pic.twitter.com/qtAiTinrMU
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) May 30, 2025