Secretaria da Educação do Estado mobiliza escolas para cuidado emocional no ‘Janeiro Branco’

Iniciativa promove palestras, rodas de conversa e ações educativas

Secretaria da Educação do Estado mobiliza escolas para cuidado emocional no 'Janeiro Branco'
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O mês de janeiro traz consigo uma proposta especial: refletir sobre a saúde mental e emocional. Com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, a campanha Janeiro Branco 2025 mobiliza servidores da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e toda a comunidade escolar para a importância do bem-estar emocional. Através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), a iniciativa promove palestras, rodas de conversa e ações educativas, unindo profissionais da saúde e educadores em prol dessa causa essencial.

Com ações voltadas para servidores e estudantes da rede estadual de ensino, o Janeiro Branco reforça que saúde mental não é apenas ausência de doença, mas a presença de qualidade de vida, equilíbrio e bem-estar. A iniciativa da SEC busca inspirar a comunidade escolar a adotar práticas que priorizem o cuidado emocional. Entre as atividades propostas, destacam-se as rodas de conversa que aproximam servidores, estudantes e profissionais especializados. Esses momentos de troca proporcionam um espaço acolhedor para compartilhar experiências e discutir estratégias de enfrentamento ao estresse, ansiedade e outros desafios emocionais, conforme explica a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy. “Janeiro Branco convida todos a falarem sobre sentimentos, preconceitos, medos e esperanças, contribuindo para um mundo mais empático e saudável. A campanha visa estimular a valorização da saúde mental, promovendo discussões sobre cuidados emocionais, frequentemente negligenciados”.

As ações realizadas pelo PASVAP reforçam o compromisso da SEC com o cuidado integral dos servidores da rede estadual. Em 2024, o programa promoveu atividades em 519 unidades escolares de 181 municípios baianos, realizando diversas oficinas, que contaram com a participação de 60.392 pessoas, entre estudantes, professores, 2.873 familiares e gestores e realizou 9.844 acolhimentos individualizados de psicologia.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.