A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vai disponibilizar 225 vagas em programas de mestrado profissional voltados para coordenadores pedagógicos da rede estadual. A iniciativa integra a política de formação continuada e valorização dos profissionais da educação e será realizada em parceria com instituições públicas de ensino superior.

Os cursos serão ministrados pelas universidades estaduais UEFS, UESC e UNEB, pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A formação ocorrerá entre agosto de 2024 e julho de 2027.
De acordo com a Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação, a proposta é uma ação estratégica para o fortalecimento da gestão pedagógica nas escolas e aprimoramento da atuação dos coordenadores.
“É importante destacar que o modelamento do processo possibilita a formação continuada em serviço, como prevê a pós-graduação stricto sensu na modalidade mestrado profissional”, explicou José Bites de Carvalho, coordenador executivo da SEC.