A Prefeitura de Camaçari segue promovendo a vacinação em escolas da rede municipal por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE). Nesta quinta (8), as ações chegaram às unidades do Parque Florestal e do bairro Lama Preta, com aplicação da vacina contra a gripe para trabalhadores da educação e do imunizante contra o HPV em estudantes de 9 a 12 anos. A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias de Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), como parte da Estratégia Nacional de Resgate de Não Vacinados do Ministério da Saúde.
Na Escola Parque Florestal, o pequeno Gustavo Lucas [foto], de 9 anos, deu o exemplo ao receber a dose contra o HPV. “Minha mãe me falou que ia tomar vacina hoje. Fiquei ansioso, mas sem medo nenhum. É melhor do que ficar doente depois”, disse o estudante. A enfermeira Ivonete Nascimento destacou a importância do imunizante. “Ela previne uma série de doenças graves, como o câncer de colo do útero, pênis, boca e garganta, além de verrugas genitais”, explicou.
A vacinação dos profissionais da educação também foi bem recebida. “É primordial ter esse acesso direto à vacina aqui mesmo na escola, principalmente nesse período de chuvas”, afirmou a professora Cláudia Carvalho. Já Ana Paula Nascimento, docente há 12 anos, ressaltou a proteção coletiva: “Tenho duas filhas e penso na proteção delas quando venho me vacinar”.
O programa segue pelas escolas da sede e da orla com equipes compostas por enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde. Além da vacinação, o PSE promove palestras e ações informativas. “É uma grande ação de mobilização e humanização, que aproxima as famílias das equipes de saúde”, destacou Eunisete Rosário Nogueira, agente comunitária. Para os estudantes, a participação depende da autorização dos responsáveis.