Durante o evento “Saúde Estratégica Brasil – Américas”, realizado nesta sexta-feira (25) em São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, o setor de saúde já sofreu diversos prejuízos por conta de decisões arbitrárias durante o governo norte-americano. “O setor da saúde está acostumado a roubos aí do Trump”, afirmou.
Padilha destacou que Trump cortou recursos para pesquisa, rompeu contratos e entrou em conflito com instituições de renome nos EUA. “Brigou com Harvard, brigou com Columbia, tá certo? Brigou com a elite da formação intelectual dos Estados Unidos. Chegou a cancelar um contrato, rasgar um contrato que tinha com a empresa produtora de vacina de RNA mensageiro”, completou.
No mesmo evento, o ministro anunciou o credenciamento do primeiro Centro de Competência em RNA do Brasil, com foco na tecnologia de RNA mensageiro — a mesma utilizada nas vacinas contra a Covid-19. O objetivo é fortalecer a autonomia nacional na produção de imunizantes e medicamentos de última geração.