A Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, em Salvador, será contemplada com a implantação da Faixa Azul, espaço exclusivo para motociclistas. A medida faz parte da Lei 9.841/2025 e aguarda apenas autorização do Senatran para ser implementada.
A iniciativa já mostrou resultados positivos em Salvador. Na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô, onde a faixa foi instalada, os acidentes envolvendo motos caíram quase 60% nos primeiros 30 dias de funcionamento. Foram três ocorrências no período, contra sete no mês anterior. Apesar da redução, em 2024 a via registrou 56 acidentes com motos, resultando em duas mortes e 54 pessoas feridas.
De acordo com a Transalvador, somente nos três primeiros meses de 2025, 15 pessoas perderam a vida em acidentes de moto na capital baiana. No ano passado, 84 motociclistas morreram no trânsito, o que representa 59% das vítimas fatais registradas na cidade.
O anúncio da nova motofaixa em Itapuã foi feito pelo vereador Randerson Leal (Podemos) durante a edição do projeto Câmara Itinerante, realizada no Colégio Lomanto Júnior. Autor da lei que prevê a criação das faixas, o edil destacou a importância da iniciativa. “A Avenida Dorival Caymmi já está no planejamento, aguardando apenas a autorização do Senatran para a implantação”. disse.