O governo federal anunciou nesta terça-feira (22) que a população em situação de rua será contemplada pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A medida determina que 38 cidades com mais de mil pessoas vivendo nas ruas, incluindo Salvador, reservem 3% das unidades habitacionais para esse público. Nesta fase inicial, mil moradias serão destinadas exclusivamente a esse grupo.
Os imóveis serão totalmente financiados pelo governo e priorizarão famílias com crianças, mulheres, gestantes, pessoas trans, idosos e com deficiência. “A gente quer tirar essas famílias das ruas do Brasil para que possam ter um lar. E não só um lar: atendimento social, psicológico e de saúde”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho, ao G1.
Segundo dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), Salvador tem atualmente 10.025 pessoas em situação de rua registradas no CadÚnico, sendo a quinta capital com mais registros no país. O Brasil totaliza 335.151 pessoas nessa condição, conforme levantamento divulgado em abril de 2025.