Search
Close this search box.

Salvador sediará circuito global de águas abertas para nadadores amadores

Evento acontece entre os dias 1º e 2 de abril, com saídas a partir do Porto da Barra

Salvador sediará circuito global de águas abertas para nadadores amadores
Foto: Satiro Sodré/SSPress
Foto: Satiro Sodré/SSPress

A Prefeitura de Salvador vai apoiar a realização do Oceanman Brazil, circuito global de águas abertas para nadadores amadores, segundo anunciou, nesta quinta-feira (9), na Arena Aquática, na Pituba, o prefeito Bruno Reis. O evento terá o apoio da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e acontece entre os dias 1º e 2 de abril, com saídas a partir do Porto da Barra.

O prefeito lembrou, durante o anuncio, que o Oceanman vai coincidir com a semana do aniversário de Salvador. “Um evento como esse projeta a cidade no Brasil e no mundo, gerando renda e aquecendo toda a economia local. A Salvador que estamos construindo reuniu condições de receber o Oceanman”.

Daniel Cansanção, CEO da marca Oceanman no Brasil, ressaltou que a Bahia é um celeiro de atletas de competições em águas abertas, e não poderia deixar de integrar este circuito. “Estamos em atividade há cinco anos, presentes em 23 países, com representações sulamericanas na Argentina, Chile e agora Brasil. Esta será a primeira etapa do Oceanman em Salvador, numa data simbólica, que é a semana do aniversário da cidade”.

Estreia – A etapa Oceanman na capital baiana contemplará atletas amadores em diversas categorias, no trecho de mar que compreende do Porto da Barra até o Forte São Marcelo.

Funcionamento – A etapa de Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que este ano ocorre na Tailândia. Os dez primeiros colocados de cada categoria estarão automaticamente classificados para o Mundial.

O evento é dividido em duas baterias. O primeiro dia será para as categorias Ocean Kids, quando participam crianças de 7 a 11 anos, nadando distâncias de 300 metros a 600 metros; e a categoria “Sprints”, com 2 km de prova, e o revezamento de 3×609, onde cada um dos três atletas nada 600 km.

No dia 2 de abril, segundo dia de provas, acontecem as competições principais. Primeiro o Half Oceanman, que são 5 km saindo do Porto da Barra até o MAM, retornando ao Porto. Em seguida, acontece a prova de 10 km, saindo do Porto da Barra, dá a volta no Forte São Marcelo e retorna ao local de partida. “O Oceanman tem o intuito de levar o atleta amador a nadar distâncias ainda não realizadas por eles, sempre pensando no compromisso com a assistência social”, destacou Cansanção.

Até o momento, a etapa Salvador já conta com 200 inscritos de 12 países (Ucrânia, Equador, Panamá, Lituânia, Reino Unido, EUA, Espanha, Itália, dentre outros. A precisão dos organizadores é chegar a 500 inscritos. Todos os nadadores participarão do evento utilizando boias de segurança e chips para cronometragem. Os interessados podem se inscrever através do link (clique aqui).

Os alunos da Arena Aquática participarão do Oceanman custeados pela Prefeitura. A aposentada Anita Santana, de 61 anos, pratica natação no equipamento municipal e já tem experiência no Oceanman, tendo participado da competição em Dubai e no Egito. “É uma competição bastante organizada e só tem a agregar ao verão de Salvador, com um campeonato divertido e, o melhor de tudo, na minha terra. É um evento grandioso e muito bem organizado”.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.