Search
Close this search box.
,

Salvador sedia encontro nacional sobre qualidade da água para consumo humano

Evento reúne especialistas para debater desafios como mudanças climáticas e novas tecnologias no tratamento da água

Salvador sedia encontro nacional sobre qualidade da água para consumo humano
Foto: Eduardo Moody/Acervo Embasa
Foto: Eduardo Moody/Acervo Embasa

Salvador será o palco do 44º Encontro da Câmara Técnica de Controle da Qualidade da Água (CTCQ), que reunirá representantes de 24 companhias estaduais de saneamento de todo o país. Organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) como anfitriã, o evento ocorrerá de quarta a sexta-feira (28 a 30 de agosto) no Fiesta Bahia Hotel, no bairro Itaigara.

O encontro visa discutir as novas metodologias e enfrentar os desafios no controle da qualidade da água distribuída para consumo humano. De acordo com Fabrício Tourinho, gerente da Unidade Socioambiental da Embasa e coordenador da CTCQ, um dos principais temas a ser abordado é o impacto das mudanças climáticas na qualidade dos mananciais. “Eventos climáticos extremos, como estiagens e tempestades, interferem diretamente na qualidade da água, exigindo adequações nos processos de tratamento para manter a conformidade com os parâmetros de qualidade estabelecidos pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde”, destacou Tourinho.

Além das questões climáticas, o evento também abordará temas como o controle da qualidade de produtos químicos, o uso de robótica em laboratórios de análise, e a aplicação de inteligência artificial nas estações de tratamento de água. Esses debates são fundamentais para garantir que as companhias estaduais de saneamento continuem a fornecer água de qualidade, assegurando a saúde das populações abastecidas.

Anuncie no PB Branco

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.