Salvador registra o dia mais quente do ano no domingo de Iemanjá

A segunda maior temperatura do ano havia sido observada em 4 de janeiro

Segurança será reforçada na Festa de Iemanjá com policiais, bombeiros e tecnologia
Foto: Luciano Barreto/PB
Foto: Luciano Barreto/PB

Neste último domingo (2), dia da festa de Iemanjá, Salvador alcançou a maior temperatura de 2025, com 35,2°C, registrada na Base Naval de Aratu, conforme o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec). A segunda maior temperatura do ano havia sido observada em 4 de janeiro, com 35°C, também na mesma base.

As altas temperaturas são atribuídas à atuação de uma massa de ar quente e seco, associada a um sistema de alta pressão, que mantém o tempo firme e eleva as temperaturas. Esse fenômeno é característico de regiões desérticas ou com clima árido, e resulta em condições climáticas secas e quentes.

Além disso, o meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos do Nascimento, explicou que o sistema de alta pressão causa a diminuição da umidade do ar, já que o movimento descendente do ar impede a formação de nuvens e precipitação, estabilizando ainda mais o clima e mantendo as temperaturas elevadas.

Anuncie no PB Branco

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.