Nesta quarta-feira (24), Salvador recebeu o navio MSC Orion, com 366 metros de comprimento e capacidade para 15 mil contêineres. A chegada do supernavio inaugura uma rota logística direta entre a Bahia e a Ásia, fortalecendo as conexões comerciais da região. Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), destacou a importância da nova rota para a economia local e a expansão do setor logístico.
“A conexão direta com a Ásia, especialmente com a China, é fundamental para ampliarmos o setor de exportação”, afirmou Mila Paes durante a chegada do MSC Orion no terminal de contêineres em Água de Meninos. A nova rota beneficiará toda a cadeia logística da cidade, possibilitando que Salvador entre na rota de grandes exportações, incluindo produções do oeste baiano e de outros estados. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Para apoiar esse desenvolvimento, a prefeitura de Salvador lançou programas de incentivo para a cadeia logística, com ações que vão desde a qualificação de mão de obra até a concessão de incentivos fiscais em regiões estratégicas como Valéria, Pirajá, Barros Reis e Paripe. Essas medidas incluem isenção de ITIV, redução de alíquotas de ISS e IPTU para novos empreendimentos e expansões.
O Porto de Salvador, agora autorizado a operar navios de até 366 metros, será o segundo do Brasil a ter essa capacidade. A nova rota com a Ásia, com saídas semanais, fortalecerá relações comerciais não apenas com a China, mas com todo o Extremo Oriente. Isso permitirá uma conexão mais eficiente do Norte e Nordeste do país e oferecerá alternativas logísticas ao Centro-Oeste e Sudeste. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Setores como algodão, carne, frutas, celulose, químicos e petroquímicos serão os principais beneficiários das exportações. Já nas importações, segmentos como energia renovável, automotivo, fertilizantes e eletroeletrônicos ganharão competitividade. “Entramos na rota dos maiores navios do mundo, o que evidencia a posição de destaque que Salvador vem conquistando”, disse Demir Lourenço, diretor-executivo do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador.