A Prefeitura de Salvador entregou, nesta quinta-feira (30), mais 40 ônibus com ar-condicionado, sendo 15 para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) e 25 para o BRT. A cerimônia ocorreu no Jardim de Alah, com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller. Além dessa entrega, a administração municipal prevê a chegada de outros 74 coletivos até o final de fevereiro, ampliando para 42% a frota climatizada da capital.
Os novos veículos atenderão à região de Paripe-Cocisa e à linha B5 do BRT, que liga a Estação Rodoviária à Lapa. O prefeito destacou os desafios do setor e anunciou um pacote de investimentos que inclui um financiamento de R$264 milhões com o BNDES para a compra de 300 ônibus e outro de R$500 milhões com o Banco Mundial para a aquisição de 90 ônibus elétricos. “Meu compromisso é que 100% da frota de ônibus de Salvador esteja renovada até 2028”, afirmou Bruno Reis.
A gestão municipal também trabalha na reativação de linhas de ônibus que haviam sido suspensas nos últimos anos devido à integração com o metrô. Linhas do Subúrbio até o Itaigara já foram restabelecidas, e na próxima segunda-feira (3), retornarão os trajetos de Tancredo Neves e Engomadeira até a Lapa. “Estamos garantindo mais conforto, segurança e mobilidade para a população”, concluiu o prefeito.