A Prefeitura de Salvador lançou nesta segunda-feira (28) o projeto-piloto Roda, que levará coleta seletiva porta a porta ao Centro Histórico com agendamento digital e uso de triciclo elétrico. A iniciativa é realizada em parceria com a startup Solos e o programa internacional Urban Ocean, da Resilient Cities Network, e terá duração inicial de cinco meses.
A apresentação aconteceu no Palacete Tira-Chapéu, com a presença de autoridades municipais. A coleta será feita pela Crun – Cooperativa de Reciclagem União Nazaré – e poderá ser agendada pelo site (acesse aqui) ou WhatsApp (71) 99957-8803.
O projeto atuará de segunda a sexta-feira nos bairros de Santo Antônio Além do Carmo, Baixa dos Sapateiros, Saúde, Pelourinho, Rua Chile, Carlos Gomes, Dois de Julho, Avenida Sete de Setembro, Mouraria e Joana Angélica.
Com apoio da Limpurb e da Secretaria de Sustentabilidade (Secis), o Roda busca reduzir o descarte irregular, economizar recursos públicos e valorizar o trabalho das cooperativas. Segundo o relatório Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2024, da Abrema, a reciclagem no Brasil ainda está abaixo de 10%, o que reforça a importância de ações como essa em centros urbanos.