O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, criticou o alto custo de vida em Salvador e acusou o prefeito Bruno Reis e o ex-prefeito ACM Neto de imporem um “tarifaço” que penaliza a população, especialmente os mais pobres. Em entrevista, nesta quarta-feira (30), Éden relacionou o silêncio de ambos sobre as sanções aplicadas por Donald Trump ao Brasil ao fato de suas próprias gestões encarecerem a vida na capital baiana.
“Salvador já vive o tarifaço de Bruno Reis e ACM Neto”, afirmou o dirigente petista, ao citar a tarifa de ônibus mais cara do Nordeste e o reajuste do IPTU, que segundo ele, teria afastado milhares de moradores e dificultado novos investimentos na cidade. “O IPTU fez Salvador perder 260 mil habitantes para outras cidades nos últimos anos”, completou.
Éden também apontou aumento de impostos sobre a saúde, como o reajuste de 75% no ISS, e criticou o que chamou de “indústria da multa” implantada pela gestão municipal. Para ele, o cenário compromete o desenvolvimento econômico e social da capital, tornando a cidade menos atrativa para investidores e mais difícil para quem vive nela.