No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), Salvador ganhou o Jardim Etnobotânico, inaugurado pela Prefeitura no bairro de São Marcos. A nova área, incorporada ao Jardim Botânico da cidade, reúne cerca de 800 metros de trilha ecológica com espécies ligadas às religiões de matriz africana, em uma proposta que une preservação ambiental, cultura e espiritualidade.
O percurso conta com 14 espaços temáticos que apresentam informações sobre plantas como pimenta-malagueta, guiné, caruru, arruda, camará e guaimbê, associadas a divindades africanas. Um dos destaques é o espaço “Curso das Águas-Mães”, dedicado às entidades femininas das águas, como Osun e Iemanjá. Outro ponto marcante é o “Anciã do Saber Atemporal”, que reverencia a sabedoria das divindades mais antigas.
A Yalorixá Agbá Do Ti Ossain, do Ilê Axé Ewê, em Fazenda Grande I, participou da inauguração e se emocionou com o espaço. “Estou muito agradecida e emocionada de estar no meio de tantas folhas, de tantas ‘insabas’, num ambiente de tanta tranquilidade. Cada um dos orixás tem sua folha, e a cidade precisava ter realmente um espaço como esse”, afirmou a líder religiosa de 75 anos.
Com entrada gratuita, o Jardim Botânico funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h. Visitas guiadas estão disponíveis em dias úteis mediante agendamento, que pode ser feito pelos telefones (71) 3202-5667 e 3202-5666 ou pelo e-mail (clique aqui). O espaço busca promover o respeito às tradições afro-brasileiras e à diversidade da flora local.