Search
Close this search box.

Salvador ganha segunda Casa do Estudante Quilombola

Residência está localizada no Canela, próxima à Universidade Federal da Bahia

Salvador ganha segunda Casa do Estudante Quilombola
Foto: Betto Jr./PMS
Foto: Betto Jr./PMS

A segunda Casa do Estudante Quilombola, que oferece residência a universitários quilombolas – neste caso, oriundos da Ilha de Maré, pertencente à capital baiana –, foi instalada pela Prefeitura no bairro do Canela. A entrega da estrutura ocorreu na manhã desta terça-feira (17).

A unidade tem capacidade para atender até 40 pessoas, sendo dez a cada semestre. A residência, localizada próxima à Universidade Federal da Bahia (Ufba), deve atender aos jovens da Ilha, devidamente matriculados e cursando o ensino superior, mas que não têm residência na parte continental de Salvador.

“Se não fosse por esta casa muitos não teriam a oportunidade de ter um ensino universitário. A estrutura vai permitir que os jovens possam realizar o sonho da graduação e seguir a profissão que escolheram”, disse o prefeito Bruno Reis sobre a dificuldade logística dos estudantes.

Ambientes – A casa tem capacidade para abrigar até 40 alunos. A estrutura é composta por dois pavimentos, cinco quartos, quatro suítes, seis banheiros, área de serviço, cozinha ampla, salas de TV e de estudos, garagem e depósito. O espaço terá investimento de aproximadamente R$200 mil anuais para manutenção. Para ter acesso à casa, o jovem precisa comprovar, através de certificado, que é um quilombola, nascido e residente nesse território, além de estar matriculando e cursando o ensino superior em Salvador.

Estratégia – Fruto do Programa de Ações Afirmativas para a Comunidade Quilombola em Salvador, a Casa do Estudante Quilombola visa assegurar condições básicas de moradia a alunos de Ilha de Maré que estejam matriculados de forma presencial em entidades de ensino superior sediados na capital baiana, mas que encontram dificuldades para frequentar as aulas por conta do deslocamento. A capital baiana foi pioneira em todo o Brasil a realizar este tipo de ação. A primeira unidade foi inaugurada em 2018, em Matatu de Brotas, e hoje abriga 25 estudantes.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.