Foto: Fábio Marconi
Salvador ganhou um novo atrativo cultural e histórico com o lançamento do roteiro turístico ‘Bahia de Todos os Fortes – Uma viagem na história dos guardiões da Baía de Todos-os-Santos’. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), foi oficializada nesta segunda-feira (29) em solenidade no Quartel da Mouraria, no Centro da capital, com a assinatura de termo de compromisso entre o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, e representantes da 6ª Região Militar do Exército.
O roteiro reúne importantes construções militares de Salvador, como os Fortes de Mont Serrat, São Diogo, Santa Maria e São Pedro. Segundo Bacelar, a proposta fortalece tanto a preservação histórica quanto a economia local. “Nós ganhamos mais um segmento, incrementando o fluxo, gerando emprego e renda. Estamos consolidando a Bahia como líder do turismo brasileiro”, afirmou, destacando ainda a parceria com o Exército e a possibilidade de expandi-la para outras forças.
O assessor cultural da 6ª Região Militar, coronel Motta Lima, ressaltou a relevância da iniciativa para a valorização da memória e da identidade baiana. “Ao inaugurarmos este roteiro turístico, cultural, militar, que permite a visitação aos nossos fortes, estamos divulgando e ajudando a preservar tão importantes equipamentos históricos e culturais”, declarou.
Durante a cerimônia, guias de turismo capacitados receberam certificados e já estão aptos a conduzir visitas guiadas. Um deles, Eurivaldo Gomes, destacou a importância da qualificação para o setor. “Agora a gente pode, realmente, trazer esses grupos com mais segurança, com mais propriedade daquilo que vai ser apresentado”, afirmou. A expectativa é que a nova rota fortaleça Salvador como destino de turismo histórico no Brasil.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br