Salvador alcançou um marco histórico no primeiro bimestre de 2025 com a abertura de 12.173 novas empresas, segundo levantamento da Sefaz Municipal. O número supera o recorde de 2021 e representa um crescimento de 38% em relação a 2024. No mesmo período, a cidade registrou o fechamento de 5.748 negócios, resultando em um saldo positivo de 6.245 novas empresas.
O levantamento mostrou que Salvador mantém mais de 292 mil empresas ativas, com destaque para atividades como salões de beleza, comércio de vestuário, promoção de vendas, serviços administrativos e alimentação domiciliar. A diversificação dos negócios reforça a recuperação e expansão do mercado local.
Outro dado expressivo é a posição de Salvador no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, subindo da 26ª para a 4ª colocação entre as capitais. A redução no tempo médio de abertura de empresas, de 10 dias para apenas 3 horas, contribuiu para tornar a cidade ainda mais atrativa para novos empreendedores.
“Essas ações têm sido essenciais para impulsionar o empreendedorismo em Salvador. O ambiente de negócios está mais ágil e eficiente, permitindo que novos negócios sejam abertos com mais facilidade e rapidez, o que, sem dúvida, ajuda na geração de empregos e no crescimento econômico da cidade”, afirma Giovanna Victer, secretária da Fazenda.