Salvador foi listada entre as cidades brasileiras mais promissoras do mundo em um estudo da consultoria de gestão estratégica Kearney, divulgado pelo Valor Econômico. A capital baiana avançou 16 posições no ranking global de cidades, saindo da 124ª para a 108ª colocação, graças a melhorias na conectividade e na atividade de negócios, segundo o levantamento.
Além de Salvador, outras cinco capitais brasileiras — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife — figuram no ranking, que avalia 156 cidades ao redor do globo. O estudo é baseado em 31 métricas, incluindo volume de negócios, capital humano, conectividade, experiência cultural e engajamento político, destacando Salvador por seu progresso em conectividade e serviços.
Segundo Mark Essle, sócio da Kearney no Brasil, o avanço de Salvador reflete o aumento da qualidade dos serviços e a expansão de suas conexões. “Não significa que está mais fácil fazer negócios no Brasil, mas algumas cidades têm melhorado suas conexões e se aproximado de padrões internacionais,” afirmou o especialista.