Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

Salvador adota medida inédita para neutralizar emissões de gases do efeito estufa no Carnaval

Ação envolve inventário e compensação por créditos de carbono durante os festejos

Foto: Elias Dantas/Alô Alô Bahia
Foto: Elias Dantas/Alô Alô Bahia

A Prefeitura de Salvador inova ao implementar uma ação inédita para neutralizar as emissões de gases do efeito estufa durante o Carnaval, a partir do evento pré-carnavalesco Fuzuê, que ocorrerá no próximo sábado (3), até a Quarta de Cinzas (14). O plano abrange a realização de um inventário que identificará atividades geradoras de poluentes, como queima de combustíveis fósseis e consumo de energia elétrica, visando a compensação por meio de créditos de carbono.

Durante a apresentação dos serviços municipais para a folia momesca, o prefeito Bruno Reis assinou um termo de compromisso destacando a iniciativa como uma novidade para amenizar as consequências do aquecimento global. “Vamos zerar a emissão de CO2 de diversos equipamentos da Prefeitura que estarão funcionando. Será um Carnaval sustentável, que vai trazer conforto e segurança para as pessoas”, destacou o prefeito.

A ação resulta de uma parceria entre as empresas Salvador Turismo (Saltur), Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Battre (Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos) e AC Consultoria. O inventário abrangerá a quantificação das emissões de trios, minitrios, pranchões e demais equipamentos utilizados pela Prefeitura nos festejos carnavalescos, promovendo um levantamento detalhado para calcular as emissões de CO2.

O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ressaltou o compromisso da gestão com as boas práticas ambientais, transformando a maior festa de rua do planeta em um exemplo de responsabilidade ambiental e sustentabilidade. Os dados coletados serão convertidos e calculados segundo metodologias reconhecidas pelo Comitê de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, garantindo precisão e confiabilidade.

O Aterro Sanitário de Salvador utilizará os dados para compensar a natureza, transformando gases nocivos gerados na decomposição dos resíduos em biogás. A compensação por créditos de carbono ocorrerá por meio de créditos certificados pela ONU, gerados no projeto do aterro sanitário da cidade. O diretor da Battre, Ângelo Castro, destaca a missão e compromisso com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, reforçando a importância da neutralização das emissões de carbono no maior Carnaval popular do planeta.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco